Beto ‘Morreu porque era negro’, diz Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Beto ‘Morreu porque era negro’, diz Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Num tom duro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul declarou que, embora a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, assassinado no Carrefour localizado no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, ainda esteja sob investigação, o vídeo com as imagens do crime “falam por si”. Freitas foi morto por um segurança do estabelecimento e um policial temporário na noite desta quinta-feira, véspera do Dia da Consciência Negra. “Morreu. Morreu porque era negro”, define a Defensoria.

“É inadmissível que um brutal homicídio nas condições visualizáveis, com nítidos contornos racistas, seja tolerado em um Estado Democrático de Direito. Os fatos exigem da sociedade gaúcha explícitas e públicas manifestações de indignação, frente ao nítido crime de ódio perpetrado por dois homens brancos”, destaca a nota.

A Defensoria enfatiza que o crime e seu contexto são de extrema gravidade e que o órgão, como expressão e instrumento do regime democrático, não terá “qualquer espécie de tolerância, permissividade ou conivência com o racismo, expresso letalmente no caso concreto”.

“Negras e negros possuem o direito de viver e existir como sujeitos de direitos e a Defensoria Pública não medirá esforços para a concretização de tais garantias cidadãs e, acima de tudo, para abolir qualquer forma de discriminação racial. O homicídio de João causa consternação e tristeza e não ficará impune, para o bem da história da sociedade gaúcha e do Brasil”, finaliza o comunicado.

Numa nota mais curta, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) também se manifestou sobre o crime e disse que acompanhará com atenção a apuração dos fatos. “O MP-RS reitera que todas as medidas necessárias para o esclarecimento das circunstâncias serão tomadas na tarefa de prontamente levar o caso à Justiça para a responsabilização dos agressores.”

Fonte DO SUL 21

Posts Carousel

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos