Charqueadas terá presídio federal para abrigar alvos da Lava-Jato e outros condenados

Charqueadas terá presídio federal para abrigar alvos da Lava-Jato e outros condenados

O governo decidiu construir apenas mais um presídio federal , que será em Charqueadas (RS) . Havia planos, tocados desde a gestão do ex-presidente Michel Temer, de erguer cinco unidades no país, que se somariam às cinco já existentes. No conjunto das seis que existirão, a administração do presidente Jair Bolsonaro pretende destinar uma das penitenciárias para outros fins.

Uma das ideias em estudo é transformar um dos estabelecimentos em unidade exclusiva para condenados pela Justiça Federal, o que incluiria presos da Lava-Jato, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-governador Sergio Cabral. Hoje, sentenciados pela Justiça Federal cumprem a pena em presídios estaduais; no caso de Lula, o ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Outra destinação que vem sendo avaliada é fazer de um dos presídios federais uma espécie de porta de entrada e saída do sistema administrado pela União, conhecido pelo rigor disciplinar. Fabiano Bordignon, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), responsável pelos presídios federais, explica que a gestão atual considerou “mais estratégico” fazer apenas mais uma unidade.

– Com os controles nas unidades estaduais melhorando, por meio do trabalho que temos fomentado, a tendência é que os presídios federais se voltem para presos ordinários. Nossa intenção é não precisar ter essas unidades para líderes de organizações criminosas no futuro, considerando que os estados darão conta de resolver suas questões – disse Bordignon.

Fonte: Folha Uol

Posts Carousel

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos