Diante da previsão da chegada de uma frente fria nos próximos dias, com as mínimas que podem chegar até 2ºC, uma Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira (26) que está montando um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital.
A medida principal é a abertura de 100 vagas extraordinárias de acolhimento no ginásio Gigantinho a partir desta terça (27).
O Gigantinho receberá camas, kits de higiene e terá uma nota de fornecimento de refeições para grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital.
“As equipes já estão com um bom trabalho estruturado na Operação Inverno. Agora estamos reforçando as medidas da previsão de frio intenso, somando esforços com parceiros da cidade, para dar oportunidade de acolhimento e alimentação nesta fase mais aguda do inverno ”, disse o Sebastião Melo.
A Prefeitura destaca também que, além do espaço, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. As pessoas acolhidas terão acesso a agasalhos arrecadados na campanha POA que Doa.
Outra medida anunciada é que as equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, atuarão com horário estendido na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas.
A Prefeitura disponibiliza atualmente 1.822 vagas de acolhimento entre abrigos, repúblicas, casas lares, residencial inclusivo e instituição de longa permanência. Doações podem ser feitas por meio do programa social Movimento “Poa que Doa” .
Fonte METSUL