Presos são transferidos para centro de triagem. Saiba mais…

Presos são transferidos para centro de triagem. Saiba mais…

Eles permanecem dentro de viaturas, porém dentro de uma área coberta, que serve de centro de triagem provisório, perto do Instituto Psiquiátrico Forense. Governo aguarda manifestação da Justiça.

 

Cerca de 80 presos que aguardavam por uma vaga no presídio em viaturas estacionadas na frente do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, foram transferidos neste domingo (14) para um centro de triagem provisório, localizado em uma área coberta próxima ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF).
Em nota, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que a medida foi “humanitária”. Leia na íntegra abaixo.
A remoção foi durante a madrugada. O governo também encaminhou uma petição de habeas corpus, em fase de conciliação junto ao Sistema de Justiça. Uma reunião sobre o assunto está marcada para o dia 15 de agosto.
Na nova área, os presos seguem dentro das viaturas, sob a guarda de soldados da Brigada Militar.
Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), a situação ficou insustentável na sexta-feira (12), quando o número de presos nas viaturas chegou a 180.
A realocação foi feita para melhorar a condição dos presos e dos policiais, para pelo menos conseguirem ir ao banheiro e se proteger da chuva, segundo a Seapen. A faixa que antes estava bloqueada desde o dia 28 de julho na Ipiranga, em frente ao Palácio da Polícia foi liberada.

 

Nota da Susepe:

A SEAPEN e a SUSEPE decidiram, em consonância com o comando da PM e SSP, realocar, na noite deste sábado, os presos e os policiais militares responsáveis pela sua custódia, que estavam em viaturas estacionadas nas proximidades do Palácio da Polícia, para uma área coberta, próxima ao IPF, onde ficarão estacionadas as viaturas até uma solução definitiva para a crise prisional na Grande Porto Alegre.
A medida, de caráter humanitário, foi informada ao Judiciário, ainda na madrugada deste domingo, em uma petição do Governo do Estado, através da PGE, no âmbito do Habeas Corpus em fase de conciliação junto ao Sistema de Justiça, com reunião agendada para o próximo dia 15 de agosto. E leva em consideração a segurança de todos (presos, sociedade e especialmente dos policiais) que estavam ao relento e sujeitos a um risco adicional aquele da própria função. Seguimos na busca de uma solução definitiva para a questão, o mais breve possível.
E, para tanto, contamos com a compreensão do Judiciário e da Sociedade. Mas acreditamos que a medida adotada possa mitigar uma situação que mostrava-se potencialmente insegura e notoriamente indigna.

 

Fonte:G1 RS.

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos