Prefeitura de Alvorada aposta em nova alternativa para a Ponte da Gleba. Leia mais…

Prefeitura de Alvorada aposta em nova alternativa para a Ponte da Gleba. Leia mais…

Parceria Público Privada irá construir nova ponte da Gleba, que liga os municípios de Alvorada e Porto Alegre

Diariamente, no início e no fim do dia, pedestres e veículos precisam disputar espaço em uma ponte que liga a Zona Norte de Porto Alegre e o município de Alvorada. A falta de proteção lateral e de uma passagem exclusiva para pedestres, além da má conservação da estrutura, preocupa quem utiliza o local e está sofrendo com a falta de segurança. A ponte fica no final da Rua Eduardo Nadruz, Vila Nova Gleba, Bairro Rubem Berta, na Capital.
O cobrador de ônibus Márcio Prestes dos Santos, 37 anos, que mora no Bairro Passo Feijó, em Alvorada, e trabalha na Zona Norte da Capital, relata que a ponte começou a se deteriorar há cerca de três anos. Segundo ele, está cada vez mais complicado passar pelo local, tanto a pé quanto de carro.As ferragens já estão aparecendo, e o risco de acidentes é muito grande, pois os pedestres passam entre os carros. Nos horários de pico, é uma tranqueira, porque só passa um carro por vez — reclama Márcio.

NINGUÉM QUER

Segundo ele, existia uma passagem de madeira que permitia o tráfego de pedestres sem risco de atropelamento. Há dois anos, porém, essa estrutura caiu e não foi reerguida. O grande entrave para resolver os problemas é que ninguém sabe de qual prefeitura é a responsabilidade pela manutenção da ponte. O morador queixa-se que nem Alvorada, nem Porto Alegre querem assumir o compromisso.
— Isso aqui é uma guerra entre cidades. Mas eu acho que tem que melhorar para existir mais segurança para os moradores — comenta.
Márcio explica que os outros dois acessos principais para Porto Alegre ficam mais distantes do bairro. Por isso, ele vê a necessidade de que uma nova e maior estrutura seja construída para que os moradores não precisem percorrer um caminho muito maior para acessar a Capital.

 

MUNICÍPIOS CHEGAM A UM ACORDO
PARA DUPLICAÇÃO DA PONTE Depois de uma avaliação técnica, a Administração Municipal de ambos os municípios decidiram construir uma nova ponte, ao invés de recuperar a existente. A nova ponte será mais adequada, mais moderna e mais segura, proporcionando mais agilidade no trafego de veículos e passagem para pedestres.
A Prefeitura de Alvorada, representada pelos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Taison Neves e de Planejamento Urbano e Habitação, Vladimir Massa, estiveram reunidos com o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, tratando de convênio para duplicação e ampliação da ponte que liga os dois municípios pela interligação da Rua Eduardo Nadruz (Porto Alegre) e a Rua Nova Prata (Alvorada).
De acordo com o Secretário Taison Neves “esta é uma reivindicação antiga da comunidade e empresários do entorno. Além disso o desenvolvimento da região passa por esta ponte que é a ligação direta entre as duas cidades”, comentou Taison, que destacou ainda que o projeto deverá contar com investimento da iniciativa privada.
Segundo o secretário de Governo Paulo Ramos, as ações estão em fase de planejamento e reúnem um esforço conjunto entre Alvorada, Porto Alegre e iniciativa privada, empenhados a encontrarem uma solução para duplicação da nova ponte.
“O secretário argumentou que o recurso é da iniciativa privada, mas que Alvorada vai entrar com a contrapartida de construção de um trevo de acesso a nova ponte, e a Prefeitura da Capital ficará responsável pela sinalização” concluiu Ramos.
Para os moradores de Alvorada esta notícia é muito positiva, uma vez que o fluxo é intenso no local. A moradora Ana Cristina comentou que tem uma empresa que presta serviços nos dois municípios e pra ela a duplicação desta ponte facilitará o transporte e a mobilidade urbana da região.
Atualmente, a ponte de ligação entre os dois municípios comporta a passagem de apenas um veículo por vez. Segundo o Secretário do Planejamento Urbano e Habitação, Vladimir Massa, “nos horários de pico há um grande fluxo, causando interferências significativas no trânsito, o que promove um atraso no deslocamento”, finalizou.

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos