MORADOR DE CANOAS
Estudante é encontrado morto na China
O estudante gaúcho Leonardo Cláudio da Rosa de 23 anos, foi encontrado morto na cidade de Chongqing, na China. A informação foi confirmada na última segunda-feira (15) pelo Itamaraty. Ele e a família moravam em Canoas. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Natural de Caxias do Sul, ele era acadêmico do curso de Letras desde 2015. Iniciou um intercâmbio em Pequim no segundo semestre do ano passado e retornaria ainda este ano. Leonardo estudava língua e literatura chinesas dentro de um programa gerenciado pelo Instituto Confúcio na UFRGS, com bolsa oferecida pela Communication University of China (CUC) e pela Hanban, fundação vinculada ao Ministério da Educação da China.
Por meio de nota, a UFRGS informou que aguarda recomendações do Ministério de Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada na China. “Os órgãos estão acompanhando a investigação policial que está em andamento para apurar as circunstâncias do falecimento, bem como tratando sobre o traslado do corpo para o Brasil”, diz o texto. A universidade ainda salienta que presta solidariedade à família e busca apoiar os demais alunos intercambistas.
O Itamaraty informou que foi avisado da morte pela Embaixada Brasileira na China. Disse que está em contato com autoridades policiais do país e com os familiares da vítima.”Desde que acionada, a Embaixada está em contato constante com as autoridades policiais locais para obter informações adicionais quanto às circunstâncias do ocorrido. O Itamaraty também está em contato com os familiares do Sr. da Rosa, com vistas a orientá-los quanto aos trâmites burocráticos para o traslado do corpo”, diz a nota.
Agência GBC