Vídeo mostra brigadiano dando tapas em jovem que fugiu de abordagem por não ter CNH

Vídeo mostra brigadiano dando tapas em jovem que fugiu de abordagem por não ter CNH

O motociclista de 18 anos agredido por um policial militar no último domingo (27) conta detalhes sobre a abordagem na Estrada Dois Irmãos, no Loteamento Kephas, em Novo Hamburgo.

Um vídeo gravado por um morador da região mostra o momento em que o jovem leva tapas e é arrastado enquanto está deitado no chão.

A Brigada Militar (BM) instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar a conduta dos brigadianos envolvidos no caso.

(Veja a nota completa abaixo).

O jovem, que prefere não se identificar por medo de represálias, assume que não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que tentou desviar da Polícia. “Eles me prensaram com o carro em um barranco para eu parar. Mandaram eu deitar no chão. Deitei, botaram a algema e começaram a bater”, relata.

Após a abordagem, por conta das infrações de trânsito, os brigadianos o levaram à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para registro. O jovem foi encaminhado para exame de lesão corporal e, em seguida, liberado.

Ele diz que ficou com marcas das agressões nas costelas, no ombro e na cabeça. Segundo a Polícia Civil, os ferimentos seriam resultantes da queda da motocicleta no momento da abordagem.

O delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia, Alexandre Quintão, informa que foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A Polícia irá apurar se o jovem ofereceu risco a alguém durante a fuga e se o caso se enquadraria no crime de direção perigosa.

“Sobre a apuração de abuso de autoridade, irei enviar cópia para a Brigada Militar, que é o órgão competente para prestar os procedimentos de averiguação”, afirma Quintão.

Jovem já está habilitado

Conforme o motociclista, o episódio aconteceu na véspera do exame prático de direção veicular. Ele foi aprovado na segunda-feira (28) e, agora, está habilitado para a categoria A, que permite a condução de motocicletas.

De acordo com o Detran/RS, eventuais infrações que tenham acontecido antes da finalização do processo de retirada da CNH não interferem na emissão do documento, nem na obtenção da habilitação definitiva.

O que diz a BM
Conforme a BM, o jovem teria desobedecido as ordens da guarnição para que parasse o veículo. O inquérito que apurará a conduta dos policiais que aparecem no vídeo será instaurado pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), coronel João Ailton Iaruchewski.

“A Brigada Militar reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais e qualquer fato cometido por seus Policiais Militares que contrarie a lei, a doutrina, sua missão e valores será devidamente apurado”, finaliza o comunicado da BM.

Os nomes dos PMs envolvidos não foram divulgados.

Fonte Jornal NH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos