Porto Alegre vivenciou nesta segunda-feira (24) mais um dia de altas temperaturas, com a onda de calor extremo que atinge a cidade e o Rio Grande do Sul já perdurando por mais de 10 dias.
Contudo, em razão dos protocolos do transporte público para o enfrentamento da pandemia de covid-19, os motoristas de ônibus não têm permissão para ligarem os aparelhos de ar-condicionado dos veículos.
Na tarde desta segunda, a vereadora Daiana Santos fez uma série de postagens nas redes sociais denunciando que motoristas e passageiros estão sendo submetidos a condições insalubres em razão do calor e da não permissão de uso dos aparelhos. Ela postou fotos dos painéis de alguns veículos que, durante a tarde, marcaram sensação térmica de até 60ºC. Segundo a vereadora, um motorista chegou a ter um mal súbito nesta segunda em razão do forte calor.
A vereadora protocolou um Pedido de Providência junto ao Executivo para que seja possível ligar os aparelhos de ar-condicionado e manter as janelas abertas para ventilação no interior dos ônibus, cumprindo assim as determinações sanitárias de prevenção à covid-19.
“É inadmissível essa proibição diante da onda de calor que estamos vivenciando. Imprescindível que se permita a ligação de tais aparelhos, ainda que se tenha que permanecer com as janelas abertas”, cobrou a vereadora.
PREFEITO MELO, O POVO ESTÁ DERRETENDO DENTRO DOS ÔNIBUS!