Uma equipe de reportagem da RDC TV foi agredida na tarde desta terça-feira (3) enquanto acompanhava a desobstrução de vias ocupadas por manifestantes ao lado do Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre.
Vídeo divulgado pela emissora nas redes sociais mostra o momento em que o vereador Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB), de Nova Santa Rita, agride o cinegrafista Jocemar Silva.
Nas imagens, o profissional aparece sentado na traseira do veículo da empresa, cercado de pessoas que protestavam contra o resultado das eleições presidenciais de outubro do ano passado.
O grupo questionava a equipe de reportagem sobre autorização para gravar imagens. Os profissionais tentaram explicar que não precisavam de liberação para realizar trabalho jornalístico em via pública, quando o vereador agrediu o profissional.
A Brigada Militar foi acionada e acompanhou os jornalistas até a 1ª Delegacia de Polícia da cidade, onde apresentaram as imagens e registraram a ocorrência.
Em nota, a RDC TV disse que “lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo. A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia.
Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação”.
Procurado pela reportagem, o parlamentar se limitou a dizer que “já falei com a RDC para me retratar”.
Já o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita disse que irá se manifestar até o fim da manhã desta quarta-feira (4).
Fonte Diário de Canoas