Tomou posse como prefeito de Viamão, neste domingo, o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Evandro Rodrigues (DEM), de 26 anos. Em live nas redes sociais, a transmissão do cargo coube ao secretário de Administração Orlando Gomes Junior. A cidade ficou sem prefeito desde que Valdir Jorge Elias (MDB), faleceu em razão da Covid-19, na manhã de quarta-feira. Ele havia assumido o cargo máximo da cidade depois do afastamento de André Pacheco (PSD), por decisão judicial.
Rodrigues era 2º vice presidente e assumiu a Câmara, depois de o titular Dilamar de Jesus (PSB) ter entrado em licença-saúde de 15 dias. O 1º vice de Dilamar era o vereador Xandão Gomes (Republicanos), que renunciou ao cargo para não ter de assumir a Prefeitura da cidade.
Rodrigues convocou uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira, às 15h, para dar posse ao vereador suplente Luciano Alves (PSB) e fazer eleição complementar para preenchimento do cargo vago de 2º vice-presidente.
Decisão judicial derruba nomeação de vereadores
Uma decisão judicial derrubou, na sexta-feira, decisão de uma sessão extraordinária que destituiu a Mesa Diretora da Câmara Municipal e colocou o vereador Nadim Harfouche (PSL) no posto de prefeito da cidade. O juiz Cristiano de Azeredo Machado entendeu que esse processo teve ilegalidades. O magistrado pontuou, por exemplo, que o chamamento de uma extraordinária deve ocorrer com 48 horas de antecedência.
Fonte Acontece no RS