O vento forte que atingiu Porto Alegre na madrugada desta terça-feira (29) causou estragos na cidade. Casas ficaram danificadas, e árvores foram derrubadas. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de 53 km/h por volta das 4h. Já a do Aeroporto Salgado Filho marcou 60 km/h.
Na Avenida Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, telhas de uma construção voaram com o vendaval e atingiram casas vizinhas.
A moradora Ana Ariel Rodrigues conta que a filha dormia na sala quando telhas caíram dentro da sua residência. Ninguém se feriu.
“Estava dormindo. Graças a Deus não aconteceu nada demais. [Um susto] bem grande”, relata.
Na Zona Sul da Capital, duas árvores caíram. O fato aconteceu na Estrada Ponta Grossa e na Rua Frederico Etzberger. Por volta das 7h30, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estava no local, orientando sobre bloqueios no trânsito.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que aproximadamente sete mil clientes de Porto Alegre estão sem luz.
Em Alegrete, na Fronteira Oeste, a prefeitura decretou situação de emergência após o vento e a chuva deixarem estragos na cidade.
Partes do telhado da Escola de Educação Básica Municipal Princesa Isabel, foram arrancadas com o força do vento no domingo (27) e pararam em cima de casas do outro lado da rua. Nenhum morador se feriu. O segundo andar da escola ficou completamente alagado.
Além da Princesa Isabel, outras três escolas não tiveram aulas na segunda no município, devido ao temporal. Segundo a Defesa Civil, 29 famílias solicitaram auxílio. Pelo menos 180 metros de lona já foram distribuídos.
Em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, a ERS-431 continua bloqueada devido a um deslizamento de pedras causado pela chuva. Ainda não há previsão de liberação da rodovia.
Fonte:G1