O número de pacientes com covid-19 internados em (UTIs) se manteve praticamente estável neste domingo no Rio Grande do Sul, em relação à véspera, mas uma alta elevação na comparação com o final de semana anterior.
O número de doentes hospitalizados em estado grave com diagnóstico confirmado para covid-19 oscilou de 1.663 para 1.660 desde a noite de sábado, mas esse patamar ainda é 4,3% superior ao verificado no domingo passado.
No alto da pandemia, no final de março, chegaram a ser registradas 2,6 mil pessoas em UTIs..
Desde então, as hospitalizações entraram em declínio — mas essa queda foi interrompida nos últimos dias. O temor entre especialistas em saúde é de que essa tendência dê lugar a um novo ciclo de crescimento consolidado.
Conforme o boletim regional de monitoramento da pandemia deste domingo, elaborado pelo Piratini, várias regiões do Estado já apresentam avanço acentuado do coronavírus nos hospitais.
A taxa geral de ocupação das UTIs gaúchas, por todas as causas, ficou em 80% — praticamente a mesma situação do sábado, quando essa proporção foi de 80,4%. No pico da pandemia.
Em uma semana, a média móvel de novos casos registrados em sete dias cresceu 19%, e a demanda de leitos clínicos por pessoas com diagnóstico ou suspeita de covid subiu 13% no mesmo período.
Em um segundo momento, esses pacientes podem necessitar de cuidados intensivos, voltar a pressionar as UTIs e elevar a quantidade de óbitos.
Fonte G1