Após ameaça de greve, sindicato e Trensurb fecham acordo

Após ameaça de greve, sindicato e Trensurb fecham acordo

Depois de anunciar paralisação e greve dos funcionários, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas (Sindimetrô/RS) e a Trensurb fecharam um acordo em audiência mediada pela Justiça nesta semana.

Na videoconferência, representantes do sindicato comunicaram que a categoria aceitou a última proposta apresentada pela empresa. A aprovação ocorreu em assembleia realizada nesta segunda-feira (13).
O novo acordo coletivo terá validade de dois anos. Entre os principais pontos, estão o pagamento de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em maio de 2022, o abono salarial de R$ 1 mil em julho de 2022, além da renovação de cláusulas socias.

O encontro, que colocou fim às negociações, foi mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Histórico

A mediação iniciou em 31 de agosto. A categoria encontrava-se em estado de greve devido a um impasse na negociação com a empresa. Os trabalhadores não concordavam com a retirada de cinco cláusulas do acordo coletivo de trabalho, proposto pela Trensurb, e reivindicavam reajuste salarial.

Após quatro audiências no TRT-RS, as partes chegaram a um consenso. Na penúltima reunião, ocorrida em 8 de setembro, o sindicato já havia anunciado a suspensão do estado de greve e o cancelamento da paralisação prevista para a última quinta (9).

Fonte Jornal NH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos