E a força da natureza voltou a causar destruição em Santa Catarina. Desta vez, tempestades severas atingiram durante a quarta-feira (10) o estado vizinho com estragos principalmente no Oeste e no Meio-Oeste Catarinense. Meteorologistas acreditam que um tornado tenha atingido os municípios de Belmonte e Descanso, onde foram observados os danos mais graves pelo vento que teve intensidade destruição.
A tempestade severa atingiu Descanso e Belmonte, no Oeste Catarinense, pouco antes das 18 horas de ontem. Residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica. Diversas famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes.
Em Belmonte, houve um cenário grande de destruição com muitas casas destelhadas, árvores arrancadas ou decepadas no tronco, e um supermercado que teve todo o seu telhado arrancado. Uma criança ficou ferida no município, após o vidro de uma janela estourar. Ela foi encaminhada ao hospital para procedimento cirúrgico.
Conforme relatos de moradores, algumas casas foram levantadas do chão com o forte vendaval. Há dificuldade de acesso aos pontos mais atingidos em função de postes e árvores que interromperam os acessos.
Transtorno em outras cidades
Antes, já tinham ocorrido temporais com estragos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani, Iporã do Oeste. A Defesa Civil local informou que o vento destelhou imóveis em várias regiões de Ipuaçú.
As localidades mais atingidas foram Aldeia Pinhalzinho, Aldeia Olaria, Linha Salete e Linha Toldo Velho.
A Defesa Civil trabalha, ainda, com levantamentos junto com uma equipe do Corpo de Bombeiros, fazendo também a distribuição de lonas às famílias atingidas.
Apesar dos prejuízos, não há registro de feridos. O município cogita decretar situação de emergência. Uma frente quente atua entre a Metade Norte gaúcha e parte do Paraná, trazendo chuva localmente forte e temporais isolados com vento forte e granizo.
Fonte: METSUL