A Penitenciária na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou, no sábado (1º), a terceira morte de detento por coronavírus.
Conforme a Seapen, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital de Charqueadas desde o dia 19 de julho. O homem teve uma parada cardiorrespiratória, choque séptico e insuficiência respiratória. Ele tinha 35 anos. De acordo com a Secretaria, o paciente tinha tuberculose e se recusava a fazer o tratamento.
O diretor do presídio, major Fabiano Dorneles, afirmou que todos os apenados positivos para a Covid-19 estão sendo acompanhados. “Pelo número de presos infectados, o isolamento é dentro das galerias. Algumas celas estão sendo usadas exclusivamente pelos presos com Covid”, disse.
Segundo o boletim do governo do Rio Grande do Sul, divulgado no sábado (1º), desde o início da pandemia 751 detentos testaram positivo para a Covid-19, dos quais 671 estão em regime fechado.
No momento, 431 presos estão em quarentena, destes, 324 são da PEJ, o que representa 75% do total. Cinco presos estão hospitalizados, afirmou o diretor.
Além dos apenados, 11 policiais militares que atuam na PEJ testaram positivo.
Fonte; Governo do Estado