A Sema mantém o alerta para níveis dos rios, principalmente os da Fronteira Oeste
Os temporais voltam com força em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias, com previsão de chuva forte especialmente na Fronteira Oeste. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
A preocupação é com relação às cheias dos reservatórios de água que ficam na região. Por isso, o Grupo de Trabalho de Segurança de Barragens da Sema orienta os proprietários de barragens que verifiquem se as estruturas estão com o seus dispositivos de escoamento – vertedouro, sangradouro e desaguadouro – em pleno funcionamento, sem obstrução de entulhos ou de outros materiais que possam prejudicar o funcionamento.
Os empreendedores são os responsáveis pela integridade das barragens, visando a segurança da estrutura e das regiões localizadas próximas ao curso da água.
O alerta tem caráter informativo, com o objetivo de evitar problemas e reduzir riscos. Informações sobre as condições hidrometeorológicas do Estado podem ser acessadas através na página da Sala de Situação.