Supermercados é acusado de não afastar funcionários com covid-19

Supermercados é acusado de não afastar funcionários com covid-19

Uma das maiores Redes de Supermercados do Rio Grande do Sul, uma rede WMS Supermercados do Brasil Ltda., Que reúne as marcas Big, Nacional, Maxx e TodoDia, registrou 33 surtos de covid-19 desde o começo da pandemia apenas nos conjuntos de Porto Alegre. É o que pesquisas investigam o Ministério Público do Trabalho / RS (MPT / RS) que ingressou junto à 8ª Vara do Trabalho da Capital com ação civil pública contra o grupo.

A rede WMS é acusada de manter em atividades empregados com casos confirmados de infecção por coronavírus e também os pertencentes aos grupos de risco – houve uma morte de um funcionário portador de síndrome de Down. Além disso, o grupo não forneceria os equipamentos de proteção adequados e tampouco aplicaria testes de detecção.

Afastamentos inferiores a 14 dias

O inquérito ajuizado pelo MPT / RS apurou a permanência na atividade de 98 funcionários “com sintomas compatíveis com a covid-19, entre os quais três casos positivos”. Também verificou que, em 569 casos, sendo 168 positivos, o afastamento foi inferior a 14 dias. Em 308 casos, os funcionários admitidos para trabalho menos de 10 dias.

Ainda constatou que, no caso de 119 trabalhadores, dos quais 86 positivados, o afastamento do trabalho aconteceu vários dias após o início dos sintomas. Da mesma forma, as pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19 foram mantidas trabalhando.

Máscaras de acordo com o risco

O MPT também pede concessão de liminar obrigando os supermercados a fornecer máscaras PFF2 aos empregados. É o modelo de máscara mais adequado ao risco biológico a que estão acontecendo os trabalhadores, conforme previsto no art. 3º-J da Lei nº 13.979 / 2020. Também exige treinamentos sobre paramentação, desparamentação e descarte de equipamentos de proteção individual (EPIs), implantação de medidas de busca ativa, triagem eficiente e liberação temporária da atividade dos trabalhadores de grupos de risco.

Contatada, a empresa informa que, como ainda não foi citada, não comentaria a ação. Em nota, acrescenta que “em relação aos cuidados durante a pandemia, o Grupo BIG trabalha para garantir um ambiente seguro aos clientes e colaboradores da empresa em todas as suas unidades, e cumpre todas a legislação vigente”.

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