Um trágico acidente ocorreu em uma cooperativa em Palotina, no Paraná, resultando na morte de pelo menos oito pessoas. A explosão aconteceu por volta das 16h30min desta quarta-feira, causando também ferimentos em outras 12 pessoas.
O local do incidente era um silo utilizado para armazenar milho e estava localizado a cerca de nove quilômetros do centro da cidade, numa área com várias outras estruturas semelhantes. A explosão ocorreu em um túnel de transporte e afetou gravemente outros dois silos próximos.
Segundo informações, funcionários da cooperativa estavam realizando manutenção na estrutura no momento da explosão, mas ainda não foi possível identificar a causa do acidente. O barulho foi tão intenso que foi ouvido a quilômetros de distância, inclusive quebrando vidros de janelas em bairros próximos. Além disso, pequenos incêndios surgiram no próprio silo, mas foram controlados pelos bombeiros.
As equipes dos Corpos de Bombeiros de Cascavel e Toledo, municípios vizinhos, foram enviadas para prestar socorro às vítimas e conter a situação. No entanto, até as 20h desta quarta-feira, os bombeiros ainda não haviam conseguido acessar o silo destruído com segurança, pois era necessário fazer o escoramento da estrutura antes de entrar e procurar por possíveis desaparecidos. A operação é delicada e exige cuidado para evitar riscos adicionais.
O que diz a C.Vale
“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.”
Fonte Terra