O Rio Grande do Sul se prepara para uma mudança drástica no tempo após um final de semana de calor. A previsão indica que a próxima semana será marcada por chuvas e o retorno do frio, devido à entrada de uma massa de ar polar.
De acordo com a previsão da Climatempo, na segunda-feira (24), uma frente fria irá avançar sobre o Estado, trazendo instabilidade, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde há possibilidade de temporais. Porto Alegre também receberá chuvas a partir da tarde, e as temperaturas começarão a cair.
A instabilidade persiste na terça-feira (25), principalmente no centro-sul do Rio Grande do Sul. As chuvas mais intensas são esperadas no sul, com previsão de acumulados significativos em cidades como Bagé, Rio Grande e Pelotas.
A quarta-feira (26) será marcada pela passagem de um ciclone próximo à costa da Região Sul, entre o Uruguai e o sul gaúcho. Esse fenômeno trará chuvas fortes para os territórios gaúcho, catarinense e paranaense. No entanto, é importante ressaltar que não se espera que este ciclone cause ventos tão intensos quanto o último que atingiu o Estado. Ainda assim, é prevista a ocorrência de rajadas de vento de 40 a 60 km/h na maior parte do território gaúcho, especialmente entre a quarta e a quinta-feira (27).
Esse sistema ciclônico se afastará para o mar entre quinta e sexta-feira (28), e o tempo deve começar a ficar mais estável. Contudo, com a chegada do ar polar, o frio se intensificará. Na quinta-feira, o dia começará gelado e há chances de geada nas regiões oeste e sudoeste do RS. Na sexta-feira, a área de geada se expandirá para a região central do Estado.
Já no próximo final de semana, a previsão indica que o tempo ficará firme, sem previsão de chuvas.
Fonte Metsul