Por motivos técnicos, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) transferiu para esta quarta-feira, 9, o serviço que seria realizado nesta terça-feira, 8, no bairro Restinga, na Zona Sul. Uma adutora de grande porte, de 1 mil milímetros (mm) de diâmetro, será interligada com a rede existente, na Estrada Chácara do Banco, 427, e não mais no número 290. O abastecimento ficará interrompido para uma parte da Restinga a partir das 9h de quarta-feira.
Devido ao calor e à complexidade do serviço, é recomendado que os consumidores reservem água para uso básico. A normalização do abastecimento está prevista para a madrugada de quinta-feira, 10, podendo se estender ao longo de todo o dia. Se chover, o serviço poderá ser reprogramado.
Ainda na quarta-feira, 9, haverá serviços no bairro Sarandi, na Zona Norte, envolvendo uma adutora de diâmetro 315mm, na rua Rudy Schaly, 40, e na rua João Ferreira Jardim, esquina com a rua Raimundo Marinho Filho e avenida Bernardino Silveira Amorim.
Com o abastecimento interrompido a partir das 8h, poderá faltar água em parte dos bairros Costa e Silva, Ruben Berta, Santa Fé, Santa Rosa de Lima e Sarandi. A previsão de normalização é para a manhã de quinta-feira, 10, podendo demorar mais nas partes altas. Caso chova, o serviço poderá ser transferido.
Retorno – Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. Isso porque a distribuição só se reinicia depois que os reservatórios das estações de bombeamento (Ebats) estão com nível suficiente para iniciar o bombeamento. Caso contrário, os motores queimam.
Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.
Após o serviço, a água pode retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
Fonte: Prefeitura De Porto Alegre/DMAE