Com a circulação da subvariante BQ.1 da Ômicron e o crescimento de casos confirmados para o coronavírus, o Rio Grande do Sul volta a observar paralelamente o aumento do número de mortes em decorrência da doença. Em dezembro, o número de vítimas fatais contabilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresenta elevação em relação ao mês anterior e totaliza 102 casos em 20 dias no Rio Grande do Sul.
As mortes registradas no período superam o total verificado em novembro (68) e outubro (58). É o segundo mês seguido de alta dos óbitos por conta da Covid-19 no Estado. Em setembro 179 pessoas perderam a vida em função da doença. Apesar desse cenário, o número de mortes está abaixo do verificado em fevereiro, quando foram confirmados 1.431 óbitos pela doença – maior deste ano. Os casos confirmados da doença também dispararam no Estado, com 64.668 diagnósticos positivos em dezembro.
Desde julho, quando 52.632 pessoas testaram positivo para a doença, o Estado não registrava tantos casos da doença. Os casos confirmados em apenas 20 dias deste mês superam os dos meses de setembro, outubro e novembro que, somados, totalizam 44.314 diagnósticos positivos para a Covid-19. Desde o início do mês, as internações em leitos de terapia intensiva já apresentavam crescimento. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tinham 88 pacientes com diagnóstico da doença, ou seja, 21 hospitalizações a mais em duas semanas.
Fonte Correio do Povo