A Secretaria de Educação do RS emitiu uma declaração na noite deste sábado (2) abordando a remoção do livro “O Avesso da Pele”. Na nota, a secretaria refutou qualquer orientação relacionada à retirada dos livros das bibliotecas das redes de ensino. Além disso, foi declarado que a 6ª Coordenadoria Regional de Educação aderirá às diretrizes da secretaria e se empenhará em assegurar que as escolas locais utilizem os livros literários de maneira apropriada.
A Seduc, em nota, esclareceu que não orientou a retirada do livro “O Avesso da Pele” de Jeferson Tenório, integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), das bibliotecas da rede estadual de ensino. Contudo, enfatizou que o uso de qualquer livro do PNLD deve ocorrer dentro de um contexto pedagógico, sob supervisão da equipe pedagógica e dos professores.
A manifestação teve lugar devido à retirada dos livros da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira pela diretora Janaína Venzon.
Fonte Porto Alegre 24 horas