Deve ser removida nesta terça Estátua do Laçador em Porto Alegre

Deve ser removida nesta terça Estátua do Laçador  em Porto Alegre

Chegou o dia em que o monumento do Laçador deve ser removido. Nesta terça-feira (28), a estátua, que é símbolo gaúcho, deve ser retirada da entrada de Porto Alegre para passar por um processo de restauração.

Estátua do Laçador deve ser removida nesta terça em Porto Alegre
Estátua do Laçador deve ser removida nesta terça em Porto AlegreFoto: PAULO PIRES/GES

A estimativa é que a partir das 16 horas, o Sítio do Laçador, que fica a poucos metros do aeroporto Salgado Filho, seja tomado por homens e máquinas, responsáveis pela cautelosa remoção da figura inspirada no saudoso Paixão Côrtes.

Mesmo com chuva

Segundo o engenheiro Zalmir Chwartzmann, que integra o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e lidera o projeto de revitalização da obra, a complexa operação de içamento vai ocorrer mesmo com chuva.

“Está tudo bem alinhado”, garante. “A obra será fixada em uma gaiola e transportada até um galpão.”

O diagnóstico sobre o monumento, de 4,45 metros e 3,8 toneladas, indicou fissuras, rachaduras e infiltrações. O processo de restauração deve durar pelo menos três meses. “Muita gente questiona sobre a operação, mas era inevitável. Existia o risco de desabamento”, justifica.

Segundo Chwartzmann, a operação só será cancelada caso haja uma tempestade com raios ou muito vento no momento marcado para o início dos trabalhos. “O Laçador suporta chuva há 60 anos, porém, a remoção é um trabalho delicado. Se houver chuva com raios ou muito vento, vamos cancelar”, avisa.

Fonte O SUL

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos