Reajuste anual frustra expectativa de redução na energia elétrica

Reajuste anual frustra expectativa de redução na energia elétrica

Com o fim da bandeira de escassez, os brasileiros esperavam que a energia ficasse bem mais em conta. Mas essa queda será menor do que a esperada, em alguns estados praticamente nula, por conta dos reajustes anuais, que chegam a quase 24%.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no início do mês a entrada da bandeira verde a partir do dia 16 de abril e o fim da cobrança adicional, usada principalmente quando as termoelétricas, que têm energia mais cara, precisam ser acionadas. Segundo ele, a conta de luz dos brasileiros ficaria cerca de 20% mais barata.

Mas de acordo com Rodrigo Gelli, diretor técnico da PSR, consultoria de energia, a redução será bem menor, sendo diluída em aumentos periódicos autorizados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). “O anúncio de redução de 20% das contas de luz foi possível porque foi feito antes do início do ciclo de reajustes tarifários de 2022, com poucas exceções”, avalia.

Reajustes da Aneel

A Aneel aprovou na última terça-feira (20) aumento tarifário em quatro estados do Nordeste. As novas cobranças entram em vigor na próxima sexta-feira (22).

Fonte ANEEL

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos