O delegado Ranolfo Vieira Jr. de 55 anos é o novo governador do Rio Grande do Sul. Eleito vice na chapa de Eduardo Leite – que anunciou a renúncia nesta segunda-feira (28) –, ele assume o cargo até a próxima quinta (31).
Morador de Esteio, Ranolfo é funcionário público há 36 anos e é delegado da Polícia Civil desde 1998. Formado em direito pela Unisinos em 1996, dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais por seis anos e foi chefe de Polícia do RS por quatro anos, no governo de Tarso Genro (PT). Nesse período, criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.
Além disso, o futuro governador do RS foi secretário de Segurança Pública de Canoas entre 2017 e 2018. É professor licenciado da Ulbra, instituição onde lecionou por 14 anos e também foi professor da Academia da Polícia Civil por 10 anos.
Responsável pela segurança do RS
Além de ser vice-governador, Ranolfo também assumiu a Secretaria Estadual de Segurança Pública em janeiro de 2019. Com a criação do RS Seguro – programa dividido em três eixos para combater a violência no Rio Grande do Sul –, o titular da pasta focou no combate às facções, reforçando as investigações de lavagem de dinheiro e transferências de presos para penitenciárias federais.
A estratégia da gestão deu certo. O Estado tem queda nos principais índices criminais desde 2019.
Vida pessoal
Ranolfo é casado com Sônia há 26 anos e pai de três filhos: Guilherme, Gustavo e Gabriela. Formado em Direito pela Unisinos (1996).
Fonte GBC