Uma câmera registrou o exato momento em que um raio atinge um terminal do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A descarga foi captada por câmera de monitoramento de tráfego e da fonia aérea do aeródromo da capital gaúcha (SBPA). A descarga ocorreu pouco depois das duas da tarde com a forte instabilidade que atingiu a cidade no final da manhã e no início da tarde com chuva por vezes torrencial e acompanhada de muitas descargas elétricas.
É importante esclarecer que aeroportos possuem para-raios, mas a pista não pode ter obstáculos, logo fica sujeita à ocorrência de descargas elétricas. Os aviões, da mesma forma, são muito seguros e estão protegidos dos raios.
A chuva no começo da noite em Porto Alegre já atingia 60 mm em pontos da cidade, ou seja, dois terços da média histórica de precipitação de maio inteiro que é de 94,6 mm em apenas oito horas de precipitação.
Trovoadas seguiam ocorrendo, apesar de muito menos freqüentes que em horas do começo da tarde. A chuva também persistia o que fará com que os volumes sejam ainda mais altos ao final deste episódio de precipitação no começo do sábado.
Fonte METSUL
Vídeos de uma integrante do WhatsApp