Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Pará, Sandro Alixandro de Paula, conhecido como Zoreia, foi preso no Distrito de Mosqueiro, no Pará. Ele utilizava uma identificação falsa com o nome de Leandro José da Silva no momento da captura. O criminoso foi transferido em um voo comercial com escolta policial e chegou ao Rio Grande do Sul na noite de quarta-feira (26), sendo reconduzido imediatamente à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), onde deve cumprir sua pena.
Zoreia é condenado a mais de 240 anos de prisão por diversos crimes, dos quais já cumpriu mais de 25 anos. Ele é conhecido por ter sido o segundo preso a fugir da Pasc, após o famoso caso de Papagaio em 1999.
O criminoso é conhecido por seu envolvimento no tráfico de drogas, principalmente no comércio de maconha na região noroeste do Rio Grande do Sul, abrangendo localidades como Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Três Passos e Santa Rosa. Ele tentou formar sua própria facção denominada Família Zoreia (FZR), mas não obteve sucesso, acabando por se aliar a uma facção já estabelecida no Rio Grande do Sul, com base no Vale do Sinos, a fim de expandir sua atuação no tráfico de drogas.
Zoreia também é apontado como mandante de diversos homicídios ocorridos na sua área de atuação e está sendo indicado como mentor de roubos a joalherias que aconteceram recentemente nessas localidades.
Fonte Porto Alegre 24 horas