A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha divulgou na tarde desta quinta-feira (1) que foi confirmado o primeiro caso de infecção por varíola do macaco (monkeypox) na cidade.
Conforme a Vigilância Epidemiológica Cachoeirinha, há ainda dois casos em investigação e oito já foram descartados.
Segundo a secretária da Saúde, Bianca Breier, o caso é de um homem de 33 anos. Ele está em isolamento em sua casa e recebendo acompanhamento.
Os outros dois casos em investigação são de pessoas que não possuem relação entre si ou com o positivado. Bianca explica que não foi possível identificar onde aconteceu o contágio. Ela destaca que a transmissão da doença no Estado já é considerada comunitária.
Os principais sintomas são: lesões na pele; temperatura corporal acima de 37,5°C; dor no corpo, de cabeça ou de garganta; depois que a febre reduz, aparecem as lesões.
Inicia com uma lesão avermelhada, que vira uma bolha com presença de líquido incolor, que com o passar dos dias passa a ter um tom amarelado e evolui para crosta e depois a pele se rompe.
O vírus causador da doença pode ser controlado se as pessoas estiverem atentas às medidas de prevenção e controle. A transmissão se dá principalmente por contato pessoal com as lesões ou fluidos de uma pessoa infectada ou com objetos contaminados.
Por isso, a Vigilância recomenda: evitar contato direto com outras pessoas, uso de máscara em ambientes fechados para evitar a contaminação por gotículas, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, não compartilhar roupas, toalhas de banho e outros objetos.
Caso apresente algum sinal ou sintoma, procure uma Unidade de Saúde, usando máscara e cobrindo as lesões.
FONTE O REPORTER