O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu demissão do cargo, segundo comunicado que a empresa divulgou nesta sexta-feira (24). Segundo a companhia, Novaes já entregou a solicitação de renúncia ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
O banco ainda não informou quem entrará no lugar de Novaes. O substituto deve ser nomeado pelo presidente da República. De acordo com o comunicado, os efeitos da renúncia valem a partir de agosto, mas a data ainda deve ser comunicada ao mercado.
O documento que comunicou a demissão foi assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo.
Rubem Novaes assumiu o comando do Banco do Brasil no primeiro mês do mandato de Bolsonaro como presidente da República. Sua nomeação ocorreu junto com Pedro Guimarães, atual presidente da Caixa Econômica Federal.
Criado em 1808, o banco estatal entrou na mira das privatizações do governo Bolsonaro. Guedes já defendeu que o governo “tem que vender essa porra logo”, segundo mostrou vídeo da reunião ministerial de 22 de abril deste ano.
Confira, a seguir, a nota do Banco do Brasil na íntegra.
FATO RELEVANTE
Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário.
2. Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente
do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB.
3. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.
Brasília (DF), 24 de julho de 2020.
Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo
Vice-Presidente Gestão Financeira e Relações com Investidores
Fonte Carta Capital