Presidente da China parabeniza Lula e expressa desejo de ‘elevar’ parceria estratégica

Presidente da China parabeniza Lula e expressa desejo de ‘elevar’ parceria estratégica

O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta segunda-feira uma mensagem ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo estar disposto a trabalhar em conjunto para “elevar” a parceria estratégica entre os dois países. Xi parabenizou o petista pela vitória no segundo turno, ressaltando os “amplos interesses e responsabilidades comuns” compartilhadas por ambos países.

“A China e o Brasil, principais países em desenvolvimento e importantes nações emergentes, compartilham amplos interesses e responsabilidades comuns”, destacou o líder chinês. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-brasileiras e estou disposto a trabalhar junto com o presidente eleito para elevar, a partir de uma visão estratégica de longo prazo, a parceria estratégica global China-Brasil, com benefícios aos dois países e povos.”

Segundo o presidente da China, desde que os dois países estabeleceram laços diplomáticos, há 48 anos, as relações bilaterais não param de avançar. Ele enfatizou que houve esforços conjuntos dos dois países e setores das sociedades para que isso pudesse acontecer. “As relações bilaterais testemunharam um desenvolvimento duradouro com cooperação em diversos campos e resultados frutíferos.”

O relacionamento entre Brasil e China é classificado como uma parceria estratégica desde os anos 1990, após uma aproximação que se estreitou com a redemocratização brasileira e o fim da Guerra Fria. Os laços, contudo, foram conturbados durante os dois primeiros anos do mandato de Jair Bolsonaro.

Um dos pontos mais baixos veio após o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro responsabilizar a China pela disseminação global do coronavírus, acusando Pequim de ter propositalmente escondido o vírus e comparando a resposta oficial chinesa com a soviética após o desastre nuclear de Chernobyl.

Em resposta, o então embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, manifestou veemente repúdio à declaração do deputado, chegando a dizer que o Eduardo “contraiu um vírus mental” em Miami. O filho do presidente havia viajado à Flórida dias antes com seu pai, onde participou de um encontro com o então presidente americano Donald Trump.

Há cerca de 10 dias, o governo brasileiro concedeu o agrément (termo que significa consentimento, em linguagem diplomática) para o novo embaixador da chinês em Brasília. O escolhido por Pequim é Zhu Qingqiao, atualmente à frente da embaixada chinesa no México e um diplomata veterano em temas latino-americanos.

Fonte O GLOBO

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos