A prefeitura efetuou, nesta sexta-feira, 31, mais uma operação contra o comércio ilegal na Capital. Foram realizadas fiscalizações no Centro Histórico, avenidas Assis Brasil e Protásio Alves, onde foram apreendidos aproximadamente 4 mil produtos falsificados e sem procedência, assim como 1,2 tonelada de frutas e verduras. A ação reuniu 15 viaturas e 30 agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Guarda Municipal e Romu, em conjunto com a Brigada Militar. Na semana anterior, sete mil artigos e 1,5 tonelada de alimentos foram recolhidos das ruas – a maior apreensão realizada nos últimos três anos no município.
“Entendemos as dificuldades econômicas que muitas pessoas estão passando, mas não podemos admitir o descumprimento da lei associado ao risco para a saúde e segurança das pessoas com a venda de itens falsificados”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff, ressalta a integração de diferentes órgãos para coibir a comercialização de itens clandestinos. “Temos o apoio da Brigada Militar, atuando em conjunto com as equipes de fiscalização da prefeitura. O resultado é mais uma importante operação, que tirou das ruas milhares de produtos ilegais.”
As mercadorias são encaminhadas para o depósito da SMDE e podem ser recuperadas mediante pagamento de multa e comprovação da procedência. Já os alimentos serão destinados para uma instituição de caráter assistencial.
A ação integra as atividades do Escritório de Fiscalização. Fazem parte do órgão agentes da Diretoria de Fiscalização (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
Foto: Alex Rocha/PMPA
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre