Em ato no Salão Nobre o Paço Municipal, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou nesta quinta-feira, 16, portaria que autoriza a IP Sul Concessionária de Iluminação Pública S / A a captar até R $ 80 milhões por meio de debêntures (títulos de dívidas) incentivados, para investimentos no parque de iluminação pública de Porto Alegre. O investimento total será de R $ 162,6 milhões, sendo que os demais R $ 82,6 milhões serão investidos pela própria concessionária.
Os recursos direcionados para implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoria da eficiência e expansão da rede de iluminação pública, além da criação de centro de controle operacional, do sistema de telegestão e projetos de iluminação de destaque.
“Falar de iluminação pública é falar de modernização, segurança e qualidade de vida. Esse novos recursos significam que Porto Alegre ainda mais ferramentas para avançar na sua estratégia de cidade inteligente ”, afirmou o ministro.
O prefeito reforçou que essa captação autorizada deve acelerar a modernização que já alcançou 30 bairros na cidade, superando os 20 mil pontos de luz, dos 100 mil produção.
“Avançamos com consistência neste ano, com a determinação de começar dos bairros mais afastados, que mais precisam, em direção ao Centro. Com essa nova capacidade de investimento vamos trabalhar junto ao consórcio para acelerar tudo o que for possível, porque iluminação é segurança ”, enfatizou o prefeito.
Qualificação – Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Filipi Garcia, a modernização da iluminação, que iniciou no fim de junho, já ocorreu em mais de 20 mil pontos, alcançando 30 bairros.
O projeto de substituição de lâmpadas de vapor de sódio e metálico pela tecnologia LED, iniciado pelos bairros mais populosos e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além da implantação da tecnologia LED, as equipes seguindo realizando as manutenções diárias.
Também participaram da solenidade do secretário Nacional da Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, os vereadores Nádia Gerhardt, vice-líder do governo na Câmara Municipal, e Cássia Carpes, e secretários municipais.
Serviço – Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), por meio da concessionária IPSul, trabalha na implantação de lâmpadas de LED em pelo menos oito bairros em diferentes regiões da Capital: Vila Ipiranga, Cascata, Tristeza, Santa Rosa de Lima , Anchieta, Vila Nova, Camaquã e Cavalhada.
Solicitações de serviços relacionados à iluminação podem ser feitas pelo aplicativo 156 + POA. Também é possível realizar pedidos pelos telefones 156 e o 0800-0001740. O cidadão pode solicitar serviços de manutenção e reparos de falhas, instalações, informações e fazer reclamações ou receber retorno sobre as solicitações pendentes.
(PMPA)