Um recorde de calor é previsto para o final da próxima semana segundo modelo meteorológico, caso se confirme essa seria a maior onda de calor de todos os tempos no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o modelo meteorológico norte-americano GFS, projeta em sucessivas saídas temperaturas de até 47ºC para a área de Porto Alegre e máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul para o final da próxima semana, o que seria a maior onda de calor de todos os tempos, quebrando o recorde de calor já registrado na história do Rio Grande do Sul.
Estas previsões tem aparecido em vários sites de previsão do tempo, elas são gerada automaticamente por computador a partir de um ou mais modelos sem a intervenção de um meteorologista.
O modelo GFS, que vem projetando essas temperatura extraordinariamente alta para a metade deste mês de janeiro, é operado pela NOAA, da agência de previsão do tempo e do clima do governo dos Estados Unidos, mas ainda precisa ser avaliado e comparando a outros modelos meteorológicos, explica a MetSul.
Caso venha a se confirmar essa onda de calor extrema em nosso estado, ela pode trazer efeitos graves para a saúde das pessoas como já ocorreu em outros países que já tiveram ondas de calor extremas.
Fonte METSUL