Pesquisa realizado pelo Instituto Methodus e divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal Correio do Povo aponta que Manuela D’Ávila lidera a corrida, com 22,2% das intenções de voto. Assim como na pesquisa Ibope, divulgada no início da semana, a candidata do PCdoB tem quase 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Contudo, diferentemente do levantamento anterior, em que ela era seguida pelo ex-prefeito Fortunati (PTB), a Methodus traz Sebastião Melo (MDB) levemente na frente de seu ex-colega de chapa, com 12,9% ante 12,6%.
Outro fator que diferencia a pesquisa da Methodus é o fato do atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 6,5% das intenções de voto, está distante do bloco que disputa o segundo lugar, quando vinha aparecendo em situação de empate técnico com Melo e Fortunati nas pesquisas anteriores. A pesquisa também aponta uma forte rejeição ao prefeito, que lidera quando os entrevistados são questionados em que não votariam de jeito nenhum, com 41,2%, seguido de Manuela (29,2%) e Fortunati (15,2%).
O prefeito aparece em situação de empate técnico com Juliana Brizola (PDT), que tem 5,8%. Na sequência aparecem Fernanda Melchionna (PSOL), com 2,5%, João Derly (Republicanos), com 2,3%, e Gustavo Paim (PP), com 2%. Julio Flores (PSTU), Valter Nagelstein (PSD), Rodrigo Maroni (PROS), Montserrat Martins (PV) e Luiz Delvair (PCO) não alcançaram 1% de intenções de votos. Outros 15,5% dos entrevistados disseram não saber e 16,3% afirmaram que irão votar em branco ou anularão o voto.
Na pesquisa espontânea, em que os candidatos não são apresentados a uma lista com as 13 candidaturas registradas, Manuela lidera om 9,3%, seguida por Melo (5,9%), Marchezan (3,3%) e Fortunati (3,3%).
A pesquisa Methodus foi realizada entre os dias 1º e 4 de outubro. Foram ouvidas 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Ela foi registrada no TSE com o número RS – 04271/2020.
Fonte DO SUL 21