A taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 em Canoas chegou a 86,32% nesta segunda-feira (31). Dos 117 leitos, apenas seis estão livres, sendo que 101 estão ocupados.
De acordo com a Prefeitura, 10 leitos estão bloqueados. Isso, por que ele estão na ala de Contingência do Hospital de Pronto Socorro (HPSC) e atendem a alta demanda de internações Não Covid da rede SUS.
Na enfermaria, a taxa de ocupação é de 42,86%. Dos 168 leitos, 72 estão ocupados.
Em alerta para a 3ª onda
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), admitiu que Canoas já se prepara para uma terceira onda de coronavírus na cidade. A fala foi durante um evento no Hospital Nossa Senhora das Graças na terça-feira (25).
O trabalho tem sido no sentido de aumentar os testes para isolar os casos positivos e frear a contaminação. “Já estamos nos preparando para se eventualmente tivermos uma terceira onda”, revela.
Em outras cidades do estado há aumento de casos da doença. Do dia 8 de maio até agora, houve um crescimento de 40,6% no número de internações de leitos clínicos no Rio Grande do Sul. Ter mais leitos de UTI também é uma estratégia. “Hoje metade das nossas UTI são pacientes de fora”, revela. Segundo ele, o objetivo é acolher, mas garantir que estejam disponíveis quando necessário para os canoenses.
Após a mudança no sistema de bandeiras feita por Eduardo Leite (PSDB), um novo decreto foi editado também no município. A proposta, desde a campanha eleitoral, é de que o comércio não volte a fechar. Muitas vezes isso não foi possível em função do Governo do Estado. “Nós temos que saber abrir e fechar na hora certa”, comenta Jairo Jorge.
Fonte GBC