O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre a intervenção do presidente Lula em um programa ao vivo da GloboNews, que se tornou viral na internet.
Na última sexta-feira (16), durante o programa “Em Pauta”, os jornalistas discutiam a construção de casas populares de tamanho reduzido, com apenas 15 metros quadrados cada, destinadas aos moradores da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas. O projeto é uma iniciativa do prefeito da cidade, Dário Jorge Giolo Saadi, e não possui qualquer vínculo com o governo Lula.
No entanto, ao criticar o tamanho das casas, o jornalista Jorge Pontual insinuou que o projeto fazia parte do programa Minha Casa Minha Vida, liderado pelo governo federal. “Eu tenho um nome para esse projeto infeliz. Minha casa não é vida”, comentou Pontual.
Pouco depois, a jornalista Eliane Cantanhêde interveio para informar que havia recebido uma mensagem de Lula, enviada por sua assessoria de imprensa, na qual o presidente enfatizava que o programa habitacional em Campinas não estava relacionado ao governo federal.
O vídeo com a declaração de Lula transmitida ao vivo viralizou, levando o ministro da Secom, Paulo Pimenta, a se pronunciar. Ele destacou que a emissora poderia ter evitado o “constrangimento” se tivesse consultado o governo antes de divulgar o assunto.
“Bastaria ter nos consultado para evitar esse constrangimento. Ouvir os dois lados é um princípio básico do jornalismo”, escreveu Pimenta.
Veja o vídeo:
Com a informação Revista Fórum.