‘Pacto de sangue’ e ‘velha atropelada’: os pontos do livro ‘Menino Marrom’, de Ziraldo, suspenso em escolas de MG

‘Pacto de sangue’ e ‘velha atropelada’: os pontos do livro ‘Menino Marrom’, de Ziraldo, suspenso em escolas de MG

O livro “O Menino Marrom”, obra de Ziraldo publicada em 1986, conta a história de dois meninos, um negro – o menino marrom – e um branco – o menino cor-de-rosa – que juntos tentam compreender melhor as cores.

Na obra, Ziraldo se utiliza de diversas brincadeiras para falar sobre as cores e fazer a oposição entre o preto e o branco, tratando de questões como a amizade verdadeira, a diversidade étnica e a construção da personalidade. Os meninos, ao longo do livro, buscam entender “se o branco é o contrário do preto”, enquanto o narrador debate questões como a inexistência de algo que poderia ser chamado de “cor de pele”, entre outros temas.

Nas redes sociais, pais consideraram o conteúdo da obra “agressivo” e que induziria as crianças a “fazer maldade”. Após as críticas, a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, suspendeu atividades relacionadas ao livro.

Os comentários apontam, principalmente, duas passagens do livro como sendo “agressivas”:

O desejo do menino marrom de que uma senhora fosse atropelada, após ela rejeitar sua ajuda para atravessar a rua;
A ideia dos meninos de realizarem um pacto de sangue para selarem a amizade.
Além disso, os meninos também protagonizam uma discussão em certo ponto do livro, “que os deixou separados e de mal por um tempo enorme”.

Segundo Zoara Failla, socióloga e coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, afirma que o pedido de suspensão reflete uma má interpretação da obra por parte dos pais.

“Ziraldo, ao trazer dilemas vividos por duas crianças, possibilita a reflexão, orientada por pais ou professores, sobre temas como diversidade racial, preconceito, amizade e o respeito às diferenças”, analisa.

Abaixo, nesta reportagem, você entende um pouco mais sobre cada um dos trechos e suas possíveis interpretações.

‘Eu quero ver ela ser atropelada’

 

Página de "O Menino Marrom" cujo conteúdo foi criticado por pais de Conselheiro Lafaiete — Foto: Reprodução/Melhoramentos

Página de “O Menino Marrom” cujo conteúdo foi criticado por pais de Conselheiro Lafaiete — Foto: Reprodução/Melhoramentos

Fonte G1

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos