Paciente apavora hospital de Novo Hamburgo com atos de canibalismo

Paciente apavora hospital de Novo Hamburgo com atos de canibalismo

É horrendo o relato de funcionários e acompanhantes de pacientes da unidade Águia do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Um ex-presidiário de 24 anos, internado há 16 dias, pratica autocanibalismo e tenta morder quem chega perto.

“Ele come a própria carne como se estivesse saboreando um churrasco”, conta uma cuidadora de idosos.

Com medo que o homem se solte e ataque, visitantes fizeram abaixo-assinado pela transferência a uma clínica especializada.

A administração do HMNH passou a mantê-lo sedado e trancado em quarto individual.

Segundo o hospital, o quadro é de surto psicótico grave, esquizofrenia e automutilações. Morador de São Leopoldo com antecedentes criminais, o homem chegou em ambulância do Samu no último dia 9.

Estava em um lar psiquiátrico no Vale do Sinos, que pediu a remoção em razão de violentas crises. O internado responde por delitos como tentativa de homicídio, roubos e receptação. Já teve que ser contido por surtos no sistema prisional.

“Pesadelo”

Acompanhantes e familiares de pacientes dizem que a vinda do paciente fez do ambiente um “pesadelo”. Os doentes da unidade, entre idosos e acidentados, passaram a não conseguir repousar em razão dos gritos.

O surto mais forte aconteceu na madrugada de segunda-feira (24). “Ele conseguiu se soltar. A Guarda Municipal teve que intervir. A confusão foi das 3 às 5 horas. Imagina se ataca os pacientes vizinhos, quase todos acamados, sem autonomia. A vozinha que eu cuido está muito assustada. Mal dorme”, expõe uma testemunha.

Uma cena aterrorizante não sai da cabeça. “Ele já comeu os dedos dos pés e das mãos. Naquela madrugada, enquanto mastigava a própria carne, dava para ouvir os estalos dos ossos na boca, que ele lambia. Era como se estivesse apreciando, enquanto encarava a equipe de enfermagem com olhar ameaçador.”

Profissionais da instituição estão com medo

Após o surto de segunda, o quarto foi trancado e a fechadura da porta acabou sendo retirada. A dose para sedação ficou mais forte. O ambiente tranquilizou na unidade, mas o medo continua.

“As enfermeiras e equipe de limpeza tomam todo cuidado e evitam entrar, mesmo com o paciente amarrado no leito. Ele não só tenta atacar, como xinga e cospe no pessoal.” Apesar da força que demonstra nos surtos, o paciente está em deterioração. Perdeu os dentes da frente por causa da insólita mastigação. O abaixo assinado foi feito na terça-feira (25).

“Autolesões” provocaram tumulto na cadeia

O comportamento autodestrutivo mobilizou socorro em galeria da Penitenciária Estadual de Canoas na madrugada de 29 de junho de 2019. Carcereiros foram chamados por apenados, assustados com o comportamento de um companheiro de cela que se lesionava com fortes socos no rosto.

Era o leopoldense, que não parou com as “autolesões” mesmo durante a intervenção dos agentes. Bateu tanto em si que precisou de socorro médico.

Na tarde de 21 de janeiro do mesmo ano, ele tinha esfaqueado um homem de 28 anos no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo.

A vítima não soube informar o motivo das agressões. Nem o acusado. Em julho de 2016, ele foi indiciado na cidade natal por receptação no bairro Campina e roubo de veículo na Scharlau.

Fonte Jornal NH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos