A Polícia Civil deflagrou na última quinta-feira (6) a operação Elo Perdido. O objetivo era desarticular uma organização criminosa que distribuía cocaína e crack no Rio Grande do Sul. O esquema abastecia traficantes de uma facção, com berço no Vale do Sinos e atuação em diferentes regiões do Estado.
Foram cumpridas ordens judiciais em Alvorada, Charqueadas, Carazinho, Canoas, Cachoeirinha, Camaquã, Eldorado do Sul, Guaíba, Montenegro, Porto Alegre, Passo Fundo, Rio Grande e Viamão. 10 criminosos foram presos sendo que, sete deles, já estavam no sistema prisional.
Por isso, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão. As buscas foram realizadas em Porto Alegre (em quatro locais), Viamão (três pontos), Alvorada (três), Passo Fundo (três), Eldorado do Sul (dois), Canoas, Rio Grande e Cachoeirinha.
A estimativa da polícia é que o grupo chegasse a marca de 100kg de cocaína vendida por mês.
Líder de dentro da cadeia do grupo
O líder desse grupo criminoso está dentro do Presídio Central. Rodrigo Afonso Bandeira dos Santos de 37 anos, conhecido como Rodrigo das Correntes, tem antecedentes por tráfico, homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Ele está preso desde 2012 quando foi pego por ser distribuidor de drogas em Eldorado do Sul.
Até maio deste ano, Rodrigo das Correntes cumpria pena com uso de tornozeleira eletrônica, mas foi alvo de outra operação, contra lavagem de dinheiro, e retornou para a prisão.
Fonte GBC