TRANSPORTE: Prefeitura antecipa compra de vale-transporte de agosto

TRANSPORTE: Prefeitura antecipa compra de vale-transporte de agosto

A Prefeitura de Cachoeirinha antecipou a compra do vale-transporte de agosto para os servidores no valor de R$ 220 mil reais. A medida foi tomada devido à dificuldade encontrada pela Transbus para completar a quantia necessária para o pagamento dos funcionários. O fato deve-se a queda na utilização do transporte público, causada pela pandemia e intensificada com a bandeira vermelha, o que trouxe prejuízo para as operações da empresa.
Segundo a secretária de Segurança e Mobilidade, Tatiana Boazão, a queda no número de passageiros foi considerável: uma redução de 75%. “Esse problema que estamos passando é nacional. Antes da pandemia, a média era de 12 mil pessoas por dia utilizando o transporte público e agora é de 3 mil, sendo que cerca de 700 não pagam tarifa.”
Também houve uma mudança no horário de circulação das linhas. As que costumavam operar de hora em hora na bandeira laranja, agora tem intervalo de duas horas, mas há reforço nos horários de pico, especialmente nas linhas que atendem o Distrito Industrial. Dessa forma, o índice de circulação alcança 62%.
A Transbus também solicitou para a Prefeitura isenção de ISS ou a criação de um cartão social para compensar a queda na receita como forma de subsídio. “A Procuradoria-Geral do Município está consultando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para saber se podemos criar um Fundo de Amparo do Transporte Coletivo. Caso seja possível, um projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores”, explica a secretária.

 

 

Texto: Judy Wroblewski/PMC
Edição: Gisele Ortolan/PMC
Fonte: Prefeitura Municipal de Gravataí

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos