U-áudio. Este é o nome do recurso lançado pela Uber que permitirá que sejam gravados áudios durante as viagens dentro da plataforma. A partir daí, o arquivo pode ser usado para reportar à empresa qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis tanto o passageiro quanto o motorista. O recurso está disponível desde a quarta-feira (17).
Inicialmente, a ferramenta esteve disponível apenas em algumas cidades. Agora, nesta chegando em Porto Alegre, o objetivo da funcionalidade é dar mais segurança aos envolvidos nas corridas.
Como funcionará o U-áudio
Apresentado durante o Uber Destino, evento realizado em novembro do ano passado, o U-áudio poderá ser acessado por meio do app, disponível para Android e iPhone (iOS). Quando a viagem se encerra ou por meio do histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente que possa comprometer a segurança de ambos e anexar o arquivo de gravação de áudio em apenas alguns toques.
Segundo a Uber, o áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no celular de quem fez a gravação. Além disso, a empresa só poderá acessá-lo se o motorista ou passageiro escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato. A companhia reforça que o U-áudio é uma implementação importante para ajudar a entender melhor os incidentes e tomar as medidas apropriadas.
Em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar a equipe de atendimento na decisão de desativação da conta do motorista ou do usuário, de acordo com o Código de Conduta da Uber. Durante o programa piloto, a ferramenta está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana.
Todos os usuários e motoristas receberão um aviso informando que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto apenas pode ser feito após a denúncia, com o envio do arquivo sonoro. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.
Além da possibilidade de ajudar a Uber em casos internos, o arquivo poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal.
(O Sul)