As embalagens de pães e massas integrais estão passando por mudanças devido às novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas alterações têm o objetivo de garantir uma classificação mais precisa dos produtos e fornecer informações claras aos consumidores.
A decisão da Anvisa foi publicada em setembro de 2022, mas passou a ser obrigatória apenas para produtos fabricados a partir de 22 de abril de 2023.
Uma das principais mudanças é em relação à classificação dos produtos integrais. Agora, somente os alimentos que contêm pelo menos 30% de ingredientes integrais podem ser rotulados como “integral”.
Para se adequarem às novas regras, as empresas têm substituído expressões como “100% integral” por termos alternativos, como “100% natural”, “vida 100%” ou “100% nutrição”. Essas alterações também se aplicam às massas, porém as embalagens desse tipo de produto têm até 2024 para serem readequadas.
É importante ressaltar que as empresas que não cumprirem as novas normas estão sujeitas a penalidades, que podem incluir advertência, multa, interdição de produtos e até mesmo o cancelamento de alvará.
Com essas mudanças, os consumidores poderão contar com informações mais precisas e transparentes nas embalagens de pães e massas integrais, facilitando suas escolhas alimentares e contribuindo para uma maior segurança no consumo desses produtos.
Fonte Veja