A atriz e cantora Olivia Newton-John morreu nesta segunda-feira (8) aos 73 anos. A informação foi confirmada no perfil oficial de Olivia em uma rede social pelo marido da artista. A causa da morte não foi divulgada, mas ela lutava contra um câncer de mama há mais de 30 anos.
De acordo com a nota, Olivia faleceu pacificamente em seu rancho no sul da Califórnia esta manhã, cercada por familiares e amigos.
Dona de sucessos como If Not for You, Let Me Be There e Have You Never Been Mellow, a artista nasceu em 26 de setembro de 1948, em Cambridge, na Inglaterra, mas foi criada em Melbourne, na Austrália. Ela se tornou uma das maiores estrelas pop dos anos 1970 e 1980.
Olivia ficou famosa por atuar no filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978). O lançamento foi um sucesso imediato — assim como a trilha sonora, com o dueto You’re the One That I Want de Olivia e seu par romântico John Travolta, Hopelessly Devoted to You e Summer Nights.
O LP ficou em primeiro lugar por 10 semanas e passou um total de 77 semanas nas paradas.
A atriz voltou às telas com o filme Xanadu (1980), considerado um fracasso, segundo a revista Variety. A trilha sonora, no entanto, rendeu outros hits à cantora, como Magic e Xanadu.
Seu maior sucesso, Physical, lançado em 1981, ocupou o topo por 10 semanas, movimentando mais de um milhão de cópias. Após 1982, a carreira pop de Olivia desacelerou. Ela teve um hiato prolongado após o nascimento de sua filha Chloe, em 1986, fruto de seu casamento com o ator Matt Lattanzi, de quem ela se divorciou em 1995.
Em 1992, a atriz enfrentou dificuldades pessoais e nos negócios. A Koala Blue, uma rede de lojas que ela operava com seu ex-parceiro de canto Pat Carroll, faliu. Ela também foi diagnosticada com câncer de mama; após uma mastectomia, ela se tornou uma porta-voz de conscientização sobre o câncer e criou o Olivia Newton-John Cancer Wellness and Research Center.
Em 2013 e 2018, Olivia descobriu um tumor no ombro e um tumor na base da coluna vertebral, respectivamente. Também foi em 2018 que o câncer de mama ressurgiu. Olivia era adepta de terapias naturais aliadas aos métodos convencionais.
Em 2019, a cantora foi condecorada pela rainha Elizabeth II da Inglaterra com o título de Dama Comandante Honorária da Ordem do Império Britânico, por seu envolvimento na luta contra o câncer e contribuição às artes.
Ao site TMZ, uma fonte informou que a atriz teria perdido a batalha contra um câncer de mama metastático (quando se dissemina para outros órgãos além do local de origem). A família pediu doações à fundação de Olivia em sua homenagem.
Leia a íntegra da nota divulgada pela família:
“A Dama Olivia Newton-John (73) faleceu pacificamente em seu rancho no sul da Califórnia esta manhã, cercada por familiares e amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família durante este período muito difícil.
Olivia tem sido um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos compartilhando sua jornada com o câncer de mama.
Sua inspiração de cura e experiência pioneira com plantas medicinais continua com o Olivia Newton-John Foundation Fund, dedicado à pesquisa de plantas medicinais e câncer.
Em vez de flores, a família pede que qualquer doação seja feita em sua memória para o Olivia Newton-John Foundation Fund (ONJFoundationFund.org).
Olivia deixa seu marido John Easterling; filha Chloe Lattanzi; irmã Sarah Newton-John; irmão Toby Newton-John; sobrinhas e sobrinhos Tottie, Fiona e Brett Goldsmith; Emerson, Charlie, Zac, Jeremy, Randall e Pierz Newton-John; Jude Newton-Stock, Layla Lee; Kira e Tasha Edelstein; e Brin e Valerie Hall.
– via John Easterling, marido, Olivia Newton-John”