Um menino de 9 anos fugiu de casa e conseguiu embarcar e viajar sozinho em um voo da Latam entre Manaus e Guarulhos, na Grande São Paulo, no último sábado (26). O motivo teria sido o desejo de morar com familiares que residem na capital paulista.
O desaparecimento do menino mobilizou autoridades na capital do Amazonas e fez com que a foto dele ganhasse páginas de crianças desaparecidas na internet ao longo do sábado. Apenas à noite um funcionário da Latam telefonou para a família informando que o garoto se encontrava no aeroporto internacional de Cumbica.
A mãe do garoto conta que se desesperou ao ver que o filho não estava dormindo na cama dele, pela manhã. “Acordei às 5h, fui ao banheiro, fui verificar se estava embrulhado, se estava com frio. Retornei ao meu quarto. Às 7h30 eu levanto pra fazer o café da manhã, e ele não estava mais. Entrei em desespero. Fui a casa de parentes, colegas, e ninguém sabia dele”, afirmou.
A mãe, que atua como eletricista, recebeu a ligação sobre o paradeiro do garoto apenas às 22h do sábado. “Ele informou que estaria lá sem acompanhante, embarcou sem documento, sem nada”.
Do acontecimento, ficou o trauma. “Não tenho palavras, é horrível se sentir incapaz, onde o filho está, o que está acontecendo”, diz.
A Latam Brasil informou em nota que o menino desembarcou às 21h09 em Guarulhos. “A empresa acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que o encaminhou para um abrigo para aguardar os trâmites necessários para a recondução dele para Manaus”. O garoto retornou no domingo (27), desembarcou às 11h45 e foi recepcionado pelas autoridades locais.
A empresa que administra o aeroporto de Manaus informou que “a situação está sob apuração interna do Aeroporto Internacional de Manaus, assim como a verificação das imagens das câmeras de segurança e tratativas junto às polícias Civil e Federal.” “O Aeroporto Internacional de Manaus preza pela segurança de todos e segue os procedimentos e normas de segurança da aviação civil”, disse, em nota.
COM INFORMAÇÕES Record TV Manaus.