Se eleito, o Lula diz que vai “abrasileirar” o preço da gasolina

Se eleito, o Lula diz que vai “abrasileirar” o preço da gasolina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17) que, se for eleito neste ano, vai “abrasileirar” o preço da gasolina.

Atualmente, o valor do combustível é calculado em dólar e o petróleo segue a cotação internacional. Isso significa que a valorização do barril de petróleo no mercado internacional e/ou da moeda norte-americana acabam gerando reajustes nos preços dentro do Brasil.

“Eu quero dizer em alto e bom som. Eu sei que o mercado fica nervoso quando eu falo, mas eu quero que eles pensem o seguinte: nós vamos abrasileirar o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro, porque os investimentos são feitos em reais. A gente vai tirar gasolina, vai aumentar a capacidade de refino”, disse o ex-presidente durante entrevista à rádio Progresso, do Ceará.

“Nós temos que fazer mais refinarias, porque hoje as nossas refinarias foram vendidas, estão algumas para ser privatizadas. O Brasil está refinando 25% de gasolina a menos”, continuou.

A fala do ex-presidente se dá em meio à disparada no preços dos combustíveis registrada nos últimos meses, com reflexos no aumento da inflação no país, o que vem gerando pressões sobre o governo para a adoção de medidas que levem a um barateamento.

Somente em 2021, a Gasolina acumulou alta de 47,49% e foi o item que mais pesou na alta do IPCA, a inflação oficial do país, no ano passado, que ficou em 10,06%.

O presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado irritação diante das cobranças por ação do governo para conter o aumento no preço dos combustíveis. Ele alega que não pode interferir na modelagem definida pela Petrobras e que já cortou impostos federais do gás de cozinha, por exemplo.

Durante a entrevista, Lula afirmou ainda que “não tem nenhum sentido” o Brasil adotar cotação internacional para definir o preço dos combustíveis internamente.

“Se o Brasil tivesse que importar petróleo, tudo bem que a gente está importando a preço internacional. O que esses malandros fizeram? Esses malandros estão destruindo a Petrobras, fatia por fatia. Na hora que eles privatizaram a BR [Distribuidora], apareceram nesse país 432 empresas que estão importando gasolina dos Estados Unidos, importando a preço do dólar. E aí o preço é internacional. Aí quem paga é o nosso companheiro com o carro, que tem um caminhão, são os caminheiros brasileiros, são os pobres que têm um carro”, disse Lula na entrevista desta quinta.

Congresso

A declaração de Lula também ocorre em meio às discussões no Congresso de soluções para tentar diminuir o valor dos combustíveis.

Na semana passada, o ex-presidente se reuniu com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos que trazem medidas para aliviar a alta nos preços dos combustíveis.

A conversa foi acompanhada por outras lideranças do partido, entre as quais a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

Após o encontro, Prates divulgou nota na qual informava que eles “convergiram em torno do aprimoramento dos planos energéticos para o País”.

Um dos textos relatados pelo senador petista trata da tributação sobre os combustíveis. O outro, da criação de uma espécie de conta cujos recursos serão usados para amortecer o efeito da variação no valor do petróleo no mercado internacional nos preços dos combustíveis no Brasil.

As propostas estavam previstas para serem analisadas nesta quarta-feira (16) no plenário do Senado, mas, sem acordo entre os congressistas, a votação acabou adiada.

(O Sul)

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos