Além de causar diversos estragos no Litoral Norte durante a tarde e a noite dessa terça-feira, a passagem do ciclone Yakecan provocou o avanço do mar em algumas praias do Rio Grande do Sul. Em Mostardas, por exemplo, as águas se aproximaram das guaritas no dia de ontem. Já nesta quarta-feira, foi possível ver que em Xangri-lá, na Plataforma Marítima de Atlântida, as ondas estavam quebrando fortemente na costa. A MetSul Meteorologia, porém, informou que a ressaca maior poderá ser registrada entre a noite de hoje e a madrugada desta quinta. Projeções da Marinha indicaram que as ondas podem chegar a cinco metros.
O cenário de ressaca ocorrerá já com o ciclone afastado do Rio Grande do Sul. Durante a manhã desta quarta, o fenômeno se deslocou para Leste de Santa Catarina, perto de Florianóplis. A MetSul já previa a trajetória, que acabou se confirmando com o ciclone passando às margens da costa gaúcha, de Sul a Norte, antes de aparecer na altura do território catarinense.
O ciclone provocou rajadas intensas de vento em diversas localidades do Estado. No Litoral, mais precisamente na área de Mostardas, o vento soprou pouco acima dos 100 km/h. Em Rio Grande, a velocidade máxima chegou a 97 km/h, mas outras regiões não ficaram muito atrás, como São José dos Ausentes, em que a ventania atingiu 91 km/h.
Fonte Litoral Mania