A Paquetá The Shoe Company, de Sapiranga, que está em recuperação judicial, foi autorizada pela Justiça a vender, por meio de Unidade Produtiva Isolada (UPI), a rede de lojas Esposende. Quarenta e oito lojas e um centro de distribuição estão sendo negociados com o Grupo Dok, empresa de Birigui (SP) que adquiriu em 2020 a marca de calçados infantis Ortopé do grupo gaúcho, que acumula dívida estimada pelos administradores judiciais em R$ 428 milhões e tem cerca de 12 mil credores.
A autorização da venda da Esposende teve sua homologação no dia 3 de junho pelo juiz Felipe Só dos Santos Lumertz, da 2º Vara Cível da Comarca de Sapiranga.
O plano de recuperação judicial da Paquetá, que prevê a venda de ativos, entre outras ações, foi aprovado no ano passado pelos credores da companhia.
Segundo o escritório especializado em administração judicial Medeiros & Medeiros, o plano contempla a venda de uma UPI, isto é, quando uma empresa está em recuperação judicial e é permitida a venda de um conjunto de ativos do negócio, e não a empresa como um todo.
No caso da Paquetá, foi formada a UPI Nordeste Calçados, englobando estas quarenta e oito operações e o centro de distribuição, contendo as lojas da Esposende.
“A venda da Esposende foi submetida ao juiz da recuperação judicial para que fosse homologada. Além disso, houve a publicação do negócio em edital, dando ciência aos credores e possibilitando àqueles que correspondam a mais de 15% do valor total de créditos sujeitos à recuperação judicial, desde que comprovada a prestação da caução equivalente ao valor total da alienação, a manifestarem fundamentadamente o interesse na realização de assembleia geral de credores para deliberar sobre a realização da venda da UPI”, explica Laurence Medeiros, sócio-diretor da Medeiros & Medeiros Administração Judicial.
A Paquetá The Shoe Company engloba indústria, varejo (Gaston, Paquetá e Paquetá Esportes) e marcas próprias (Capodarte e Dumond). Atualmente, emprega 9,5 mil pessoas. Está prevista em contrato a manutenção dos empregos dos funcionários da Esposende.
Fonte Jornal NH