Veja quais são as alterações feitas pelo DetranRS
Proprietários de veículos que necessitam fazer o primeiro emplacamento ou substituição de placa encontrarão facilidade e economia de tempo. Isso porque, a partir desta segunda-feira (21), o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) simplifica o processo e não será mais necessário voltar ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para colocar a placa, finalizando o processo de emplacamento na própria Estampadora de Placa de Identificação Veicular (EPIV).
O que muda
No procedimento antigo, após ir ao CRVA fazer a vistoria, o proprietário devia levar a autorização para fabricação da placa na EPIV e retornar ao CRVA para colocar a placa e, com isso, inserir a informação no sistema para o encerramento do processo. Com a adoção da placa Mercosul, que não possui lacre, e o credenciamento das EPIVs pelo DetranRS, essa fase do processo se tornou desnecessária. A partir de agora, nos serviços que geram novo documento e que há necessidade de emplacamento, a ordem para impressão no sistema já acontece no momento após a confirmação da estampagem da placa na EPIV.
O proprietário deve entregar as placas e lacres antigos para a EPIV, que as inutilizará, e certificar-se de que as novas placas sejam colocadas corretamente no veículo autorizado pelo CRVA. A fixação da placa no veículo pode ser realizada por um terceiro, inclusive a própria EPIV.
Fonte: Jornal NH
Curta Hora da Notícia RS