Uma mulher de 63 anos foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros de Ivoti na manhã desta segunda-feira (15) após 18 horas de buscas em uma área de mata no município de São José do Hortêncio. De acordo com familiares, a idosa já fazia acompanhamento médico para investigar um possível diagnóstico de Alzheimer.
Ela teria saído de casa por volta das 15 horas de domingo (14). Uma sobrinha dela contou que, momentos antes de desaparecer, a idosa estava no pátio da residência com outros parentes. Segundo o tenente Luciano Duarte Boeira, a mulher, que é moradora de São José do Hortêncio, andou quase três quilômetros de distância da casa até a mata.
Conforme os bombeiros, ela teria percorrido o caminho em um córrego que, quando chegou próximo ao rio, a deixou “sem saída” pela composição de morro e rochas no local. Sem saber como retornar para casa, a idosa então sentou próxima a pedra de um barranco, onde passou toda a noite.
A sobrinha relata que desde o momento em que a tia desapareceu, bombeiros e moradores passaram a procurar por ela. A corporação utilizou drone com câmera térmica, cães farejadores, além de contar com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários do município.
A idosa foi encontrada pelos cães por volta das 9 horas. Antes, foi localizado um pé da pantufa que ela estava usando em meio ao mato, com isso, os bombeiros subiram em uma pedra que estava por perto e a avistaram em um lugar de difícil acesso. “Ela estava sentada e encolhida, com hipotermia já, porque a noite foi muito fria e ela estava molhada por caminhar próximo da água”, conta o tenente, que ressalta a vítima não tinha machucados, mas também apresentava sinais de desidratação.
A mulher, que apresentava sinais de confusão, foi resgatada e levada para receber atendimento médico no Posto de Saúde da cidade. Segundo a sobrinha, ela passou toda a manhã e parte da tarde desta segunda em atendimento no local, para acompanhamento e estabilização do quadro. Depois, ela foi levada para o Hospital São José, em Ivoti, para a realização de exames. A parente, contudo, confirma que ela está bem.
Tranquilizados, os familiares agradeceram pelo trabalho dos bombeiros e apoio dos moradores. “A família está feliz e aliviada por ela estar em segurança”, diz a sobrinha.
O tenente Duarte orientou ainda que pessoas que tenham na família alguém que seja portador de Alzheimer ou que possua alguma outra dificuldade intelectual adotem métodos que facilitem localizar tal parente. “Existem relógios que vem com um chip e aí a família pode rastrear a localização dessa pessoa pelo celular”, recomenda.
Fonte Porto Alegre 24 horas