Foi identificado como Artur Ribeiro Baumhardt, 33 anos.
Segundo a Brigada Militar (BM), Baumhardt teria assaltado uma mulher na Avenida Mauá, na esquina com a Travessa Franscisco Leonardo Truda, também no centro.
— Foi um roubo a pedestre em que uma moça, ao estacionar a sua moto, foi abordada pelo indivíduo que anunciou assalto. Ele disse pra ela: “Fica quieta, se não vou te estourar” — afirma o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Demian da Rocha Riccardi Guimarães.
Ainda conforme a BM, um policial militar à paisana, que estava saindo do serviço, foi chamado por populares para intervir. De acordo com o subcomandante, o PM usou o próprio carro para acompanhar o suspeito, que fugia a pé.
— O homem chegou a ser atropelado na fuga, perdeu parte dos pertences roubados e seguiu fugindo. O PM deixou o veículo em que estava e continuou a perseguição a pé. Até que em dado momento, conseguiu fazer uma abordagem mais efetiva — explica o subcomandante.
Ainda de acordo com a BM, no momento em que foi abordado, na Rua Coronel Vicente, o homem teria feito menção de estar armado. O policial então atirou contra ele, atingindo-o no peito. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e, ao chegar, confirmou a morte. O PM não se feriu.
Nenhuma arma foi encontrada com o homem. Segundo a Brigada Militar, ele tinha antecedentes por porte de drogas e ameaças.
Um inquérito policial militar (IPM) já foi instaurado para apurar o caso. A vítima e as testemunhas foram ouvidas durante a manhã no 9º BPM. A 1ª Delegacia de Polícia também deve investigar o caso.
Fonte GZH